uma espécie de diário visual, emotivo e muito pessoal, sobre até onde a cozinha me pode levar
the old market hall
Quando vou a algum lado, visito sempre os mercados, supermercados e afins. Por isso fui ao The Old Market Hall que afinal é um mercado todo arranjadinho para turistas. Dá jeito a quem gosta de comprar souvenirs, que eu à falta de um mercado real-local, contento-me com as imagens.
comer com outros olhos
É fundamental visitar o Kiasma, seja pela arquitectura, pela livraria, pela cafetaria, ou pela arte ooops!
o meu almoço II
Um almoço de trabalho: borscht, um bolo de bolacha e mirtilos e para aquecer um licor caseiro também de mirtilos.
o meu almoço I
Depois de um longo dia (ou noite) um maravilhoso almoço: salmão fumado com maionese e funcho, pepinos de conserva, rena fumada, uns salgados de arroz cujo nome não fixei, mas vou tentar saber, isto tudo acompanhado com vodka gelado. Fiquei logo preparada para enfrentar o frio.
quente e frio
Aterro às cinco da manhã em Helsínquia, estão dez graus negativos. A minha anfitriã é Verna Kaunisto que, ainda em Portugal, me convidou para ilustrar um livro de cozinha seu. À minha espera estão uns "caracóis" acabados de fazer, que me vão ficar na memória. É uma recepção calorosa, não tenho qualquer dúvida. Lá fora é noite e está tudo branco.
Receita dos caracóis:
5 dl de leite morno
50 g de fermento de pão
1 ovo
150 g de manteiga derretida
1 colher de café de sal
200 g de açúcar
1 colher de café cardamomo em pó
100 g de farinha de trigo
para o recheio
50 g de manteiga derretida
150 g de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
Misturar o açúcar com o leite morno e o fermento de padeiro, deixar por cinco minutos. Misturar com o ovo, o sal e o cardamomo e juntar a farinha a pouco e pouco, mexendo sempre. Continuar a amassar durante pelo menos dez minutos, como se fosse massa de pizza. Por fim juntar a manteiga derretida. Se a massa se colar às mãos, juntar mais farinha. Deixar levedar durante um hora num lugar quente e sem correntes de ar, até dobrar de volume. Estender metade da massa com o rolo até fazer um rectângulo do tamanho do tabuleiro. Barrar a massa com a manteiga derretida e polvilhar com o açúcar e a canela. Enrolar como uma torta e cortar em fatias com um dedo de altura. Deixar levedar por mais um meia hora. Pincelar cada caracol com ovo batido e cozer no forno a 200°C por 10 a 15 minutos até a base ganhar cor. Repetir a operação com a restante massa.
o caminho certo
Lembro-me perfeitamente da antiga Pousada, do soalho a ranger e do ar de casa parada no tempo. A casa continua lá onde agora é o restaurante. Está tudo no sítio, que foi muito bem reformulado. Quando puder ficar aqui uns dias a ler, hei-de passear pelo jardim e fotografar todas as ervas, aromáticas ou daninhas.